" Há algumas flores do amor que abrem só depois de longa intimidade." Osho

Beijo da Escrita


Eu escrevo como quem beija.
Um beijo longo, demorado, carinhoso.
Um beijo desses de língua.
A língua se movimenta lentamente
e me permite um gosto
ao mesmo tempo do outro
e de mim mesma.

Do outro que me encontra
neste texto
e do que há em mim que permite o encontro.


Eu escrevo como quem vive.
Assim, simples,
fazendo um texto de vida,
na vida.
Às vezes, penso,
afinal, que texto é esse que eu produzo?
Que vida é essa agenciada
pelo sabor das palavras compartilhadas,
sussurradas, como um afago?


Quem é esse outro que me encontra
e quem sou esse eu mesma que se expressa,
que se entrega...
nesse delicioso beijo de língua?
Nesse movimento que, afinal,
eu mesma provoco?
O gosto vem do meu movimento mesmo
associado ao movimento do outro.


Quando escrevo, eu me inscrevo.
Fica também o meu gosto
no gosto da língua do outro.
E isso me remete a não querer parar de escrever.Nunca.





quarta-feira, 21 de abril de 2010

Aprender

“O caderno é uma metáfora da vida,Quando os erros cometidos eram demais, eu me recordo,
Que a nossa professora nos sugeria que a gente virasse a página.
Era um jeito interessante de descobrir a graça que há nos recomeços.
Ao virar a página, os erros cometidos deixavam de nos incomodar e a partir deles,
A gente seguia um pouco mais crescido.
O caderno nos ensina que erros não precisam ser fontes de castigos.
Erros podem ser fontes de virtudes!
Na vida é a mesma coisa, o erro tem que estar à serviço do aprendizado;
Ele não tem que ser fonte de culpas e vergonhas.
Nenhum ser humano pode ser verdadeiramente grande
sem que seja capaz de reconhecer os erros que cometeu na vida.
Uma coisa é a gente se arrepender do que fez! Outra coisa é a gente se sentir culpado.
Culpas nos paralisam. Arrependimentos não!
Eles nos lançam pra frente, nos ajudam a corrigir os erros cometidos.” (Fábio de Melo)

Há dias penso a respeito de como somos educados, como aprendemos, e como adquirimos nossos conhecimentos nas mais variadas áreas de nossos interesses e atuação. E, justamente, num desses dias o texto acima que se encontra na música O caderno, no cd Vida do Padre Fábio de Melo, veio parar em minhas mãos. Encantei-me com a simplicidade e com a veracidade do texto. Tão simples; tão profundo. Pena que essa simplicidade e ensinamento tão profundos nem sempre faça parte da forma como aprendemos. Entendem? Como ainda, em nossa fase adulta, escamoteamos nossos erros, os evitamos, nos desculpamos, não nos responsabilizamos, e principalmente temos medo, vergonha, culpa de enfrentarmos nossos sentimentos, nossas emoções frente aos nossos atos. É difícil crescer, emocionalmente em responsabilidade, quando evitamos o confronto mais simples: o com nosso eu idealizado!

A energia de Touro neste mês traz a possibilidade de trazer para a matéria, a concretização daquilo que desejamos. E, eu pessoalmente desejo que cada um de nós torne seu aprendizado mais leve, já que muitas vezes a lição a ser aprendida é pesada. Tornar algo leve depende do ponto de vista de onde olhamos a situação. Se nos sentirmos culpados, com vergonha, ou com medo certamente a lição não será vista na sua totalidade. E, nosso tempo está passando. Precisamos enfrentar com clareza nossas mazelas. E, não como crianças mimadas, ou amedrontadas. Discernir que o importante é o aprendizado. E cada um tem uma forma de aprender. Portanto, a vida nos trará situações dentro dessa nossa capacidade. Quantos de nós conseguimos entender um “não” da primeira vez que ele se apresenta? Quantos de nós conseguimos aceitar nossos erros e não fazer dramas em cima? Entendem: a simplicidade da vida exige de cada um que administre com muita maturidade suas situações. Essa é a lição. Certa vez li algo mais ou menos assim “o importante é o processo não o resultado”, pois é durante o processo que somos lapidados, modificados.

Devemos aproveitar a energia desse mês para nos colocar em sintonia com o que há de melhor em nós e permitir que essa energia traga até nós as lições necessárias para a lapidação de nosso ser. Sentir gratidão por que seja lá o que for que aparecer a nossa frente é o nosso quinhão. Não ter medo, não ter vergonha, nem sentir culpa do que quer que seja, pois somos o resultado de tudo que já passamos e vivemos. Temos no hoje a oportunidade do melhor presente: construir o nosso futuro. Mãos a obra!! Nas quedas leia a mensagem lá de cima. Força.... e Fé na jornada! A melhor lição está por vir.



4 comentários:

  1. Interessante mesmo.
    Padres fazem coisas boas também!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Saudações pré-Samhain! \o/

    Gosto muito de textos que dão sua mensagem e deixam um "que" no ar... "A melhor lição está por vir" é algo que instiga o espírito à busca, à ousadia, às descobertas... Ao aprendizado! Realmente, esta foi uma das tuas melhores produções, vindo muito ao encontro do que me serve de lema:

    "O importante é aprender sempre, e não para sempre".

    Infelizmente, não conheço a autoria, mas é algo que me tocou.

    Aprender - nosso primeiro e último ato!

    Que assim seja feito!

    Abençoada seja, Flor, pelos Senhores da Inspiração!

    ResponderExcluir
  3. Salve linda Flor!

    Seu blog acaba de ganhar o Selo Sommer Lupus de Qualidade - 100% conteúdo!

    O selo acaba de ser criado e destino o primeiro a ti.

    Acesse o blog Sommer Lupus e pegue-o para postar aqui em seu espaço.

    Parabéns!

    \o/

    ResponderExcluir
  4. Que espaço maravilhoso para uma leitura saudável e cheia de beijinhos! Voltarei mais vezes!!! Que você receba sempre os beijos da Mãe Afrodite! Ave!!!

    ResponderExcluir